Carregando
00
Saber+ Agro

Redução de resíduos faz parte de conjunto de ações que demonstra a preocupação da empresa com o meio ambiente. Investimento é constante para minimizar impactos ambientais e reforçar o Agronegócio sustentável

A alta tecnologia pode ser utilizada a favor do meio ambiente no mercado Agro, sim. E uma multinacional brasileira tem comemorado bons resultados nesse quesito com o seu tratamento de efluentes. Em Ponta Grossa, no Paraná, a Agrocete conta com um espaço que concentra a Estação de Tratamento de Efluentes e, no local, são tratados aproximadamente 350 mil litros de resíduos líquidos por mês. O volume é bastante expressivo considerando que há possibilidade de reutilização desses resíduos. 

De acordo com Caique da Silva, especialista ambiental da Agrocete, o centro de tratamento de resíduos existe desde 2014 e foi ampliado em 2020. E, recentemente, a atuação do espaço foi premiada como sendo o melhor trabalho da área temática de Engenharia Ambiental e Tecnologias Limpas do III Web Encontro Nacional de Engenharia Química. “Aqui na fábrica da Agrocete, contamos com duas estações de tratamento de efluentes, sendo que uma recebe e trata apenas efluentes biológicos e a outra somente efluentes físico-químicos. No caso dos biológicos, a proposta é tratar o efluente e reutilizar na produção de fertilizantes foliares”, explica o especialista ambiental.

A operação de tratamento é bem minuciosa. O passo a passo envolve o recebimento dos efluentes em caixas elevatórias; o encaminhamento para um tanque de equalização onde acontece a correção de PH e a inserção de oxigênio para permanecer em contínua agitação. E, então, chega a parte principal do procedimento que é o tanque de aeração, onde há a reação biológica com oxidação da matéria orgânica. Na sequência, no tanque de decantação, ocorre a separação do efluente sobrenadante do lodo biológico decantado. Após alguns outros procedimentos, então, são feitos os testes para viabilizar o reúso.

“Os resultados para o meio ambiente são a redução do consumo de recurso natural, o uso consciente da água, a produção mais sustentável e a destinação mais nobre de água potável para consumo humano”, destaca Caique, lembrando que, além disso, tem o fato de a empresa atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para Juliana Martins Teixeira de Abreu Pietrobelli, professora do Departamento Acadêmico de Engenharia Química e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), iniciativas como essa nas quais a empresa busca por tecnologias mais sustentáveis, aprimorando processos e buscando a valorização dos recursos e resíduos, minimizam significativamente os impactos ambientais. “Como o agronegócio está diretamente ligado ao meio ambiente e seu ciclo produtivo, é muito importante priorizar estratégias que busquem fechar o ciclo de vida dos produtos, utilizando os resíduos como matérias-primas para novos processos e gerando um fluxo contínuo de materiais e energia”, pontua.

A Agrocete tem indicadores revisados anualmente com relação ao meio ambiente de acordo com Andrea de Figueiredo Giroldo, diretora de Marketing e Desenvolvimento Técnico. “A proposta da empresa é que o tema faça parte de seu DNA e de sua estratégia de negócio, de modo que todo movimento feito internamente tenha o pilar da sustentabilidade contemplado”, diz, comentando que os principais desafios para esse trabalho são mudar produtos, processos, hábitos e o padrão mental.

“A conscientização ainda é um desafio, o tamanho da nossa responsabilidade com a sustentabilidade é proporcional ao impacto que geramos, e começa com o indivíduo, do que eu posso fazer hoje para garantir o futuro de nossas gerações. A responsabilidade é de todos e não pode ser terceirizada. Não pode estar somente em discursos, mas sim no dia a dia de nossas vidas”, conclui a diretora da multinacional.

Contact Us

Get in Touch

To clarify doubts, suggestions, make complaints, or obtain information, send your email to: [email protected]

Accept the privacy terms

We use your data to analyze and personalize our content and ads during your browsing on our site.

By continuing, you agree to our Terms of Use and Privacy Policy.

Accept