A XIII SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho aconteceu na segunda semana de fevereiro de uma forma inédita na Agrocete. Tendo em vista as recomendações oficiais em relação à pandemia de COVID-19, os palestrantes foram colocados em uma sala exclusiva com equipe mínima de apoio e suas palestras foram transmitidas em tempo real para pontos pré-determinados em nossa fábrica, visando minimizar as aglomerações.

Os palestrantes foram orientados a falar sem máscara ao microfone para que houvesse maior clareza e facilidade de entendimento para aqueles que os assistiam. Lembramos que a equipe de apoio do Depto. de Comunicação se mantinha a uma distância segura e faziam o uso constante das máscaras. Os equipamentos utilizados eram higienizados frequentemente com álcool 70.

Na segunda-feira, a psicóloga Dra. Lilian de Oliveira falou sobre as consequências da pandemia nas relações humanas e como lidar com elas. No dia seguinte dois membros da equipe Consaúde trouxeram discussões importantíssimas: o Dr. Leonardo falou sobre os diferentes tipos de câncer, como tratá-los e, mais importante, como preveni-los; Eliseu discursou sobre os problemas e consequências do tabagismo.

Quarta-feira o prof. Jackson Oshiro trouxe informações importantes sobre educação financeira, principalmente no momento em que vivemos, com dicas de economia e de organização de gastos para sanar endividamentos. Na quinta nosso colaborador Ricardo Fogaça apresentou os dados relativos a incidentes e acidentes do ano de 2020, além do resultado da primeira Corrida da Segurança, uma metodologia da Agrocete que premia aqueles setores nos quais não ocorreram acidentes.

Finalizando a XIII SIPAT, na sexta-feira a Dra. Milene Zanoni, dos Doutores Palhaços, realizou palestra com o tema “Felicidade e o sentido da vida” durante a qual trouxe conceitos sobre felicidade e bem-estar e sua relação com os desafios, crises e adversidades da vida.

Deixamos aqui nossos agradecimentos aos membros da CIPA pelo empenho no cuidado com todos os colaboradores da Agrocete, buscando informar sobre práticas de segurança do trabalho além de realizar ações constantes para a prevenção de acidentes nos diferentes ambientes de trabalho.